• Toca

Leve seu prazer a sério

Atualizado: 27 de Mar de 2020

Você já pensou como é importante nós levarmos a sério os nossos prazeres? Nosso tempo livre, nossos hobbies, viagens, passeios, esportes, cursos extras. Seja o que for que nos dê prazer? Tão a sério quanto nosso trabalho, obrigações, estudos e papéis sociais. Porém, todos nós sabemos que esse é um enorme desafio. Muitos não se permitem, pois se sentem culpados, ou acabam se justificando quando o fazem, como se isso fosse algo errado.


Conforme crescemos nossa agenda vai ficando cheia de tarefas a serem cumpridas e com bem menos lazer e diversão. Vai ficando menos colorida e, sem perceber, acabamos nos tornando adultos sérios demais, com uma vida preta e branca, repleta de afazeres e responsabilidades, com pouco lazer e nenhum tempo para nós mesmos ou para simplesmente não fazer nada, o que é imprescindível para a saúde física e emocional e para nos recarregar do cansaço diário. Sem precisarmos esperar pelo final de semana ou as férias, quando aí sim, nos permitimos esse tempo.


No consultório, como psicóloga, percebo nos jovens certa dificuldade em crescer, pois eles têm a sensação de que terão de virar adultos sérios e abrir mão dessa diversão. O que só em parte é verdade. Procuro deixar claro que podem e devem incluir ambos: obrigações e prazer no seu dia a dia, desde crianças até a vida adulta. Eu mesma venho colorindo mais a minha agenda, me dividindo entre minhas obrigações e meu prazer e convido a todos a fazer o mesmo.


Com carinho, Bia




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo